domingo, 8 de julho de 2012

Neemias 13:1 - 3 Os estrangeiros separados de Israel


Neemias, homem de fé, copeiro do rei Artaxerxes, rei da Babilônia foi usado por Deus para cumprir uma grande missão que o Senhor o designara: levantar os muros de Jerusalém. A cidade amada estava com suas portas queimadas, muros destruídos, observâncias violadas e muitos casamentos mistos. Os judeus estavam em extrema rebeldia quanto a lei de Moisés, a cidade sofria as consequências de sua desobediência, muitos e muitos judeus haviam sido exilados, a tristeza era grande.

Neemias foi prestativo e mais do que isso, um exemplo a ser seguido, um herói da fé. Sua disposição e boa vontade são de se admirar, são qualidades plausíveis. Essa bela história e testemunho de coragem inspira milhões de cristãos valorosos, a terem em seus ministérios qualidades como as de Neemias, a serem ousados, a não serem omissos diante de um problema , a gerar em si mesmos a preocupação com o bem-estar do próximo, não semeando o egoísmo, mas pensando no bem-estar geral.

O que nos torna capazes de recomeçar, de levantar os alicerces, é o ato de não esperarmos toda a vida uma revelação direta da parte de Deus, em muitas vezes, Jesus está falando através de uma situação com que nos deparamos. Do desemprego por exemplo; há pessoas que esperam e esperam por uma ligação surpresa, quando estão desempregados, mas sequer se dão conta que sem a distribuição de currículos as suas orações e consagrações farão parte de um objetivo inalcançável. Deus tem poder para te colocar assentado com príncipes e princesas, entre os maiorais da sociedade, mas Ele quer ver o teu esforço, Ele quer ver você sair do comodismo e se dispôr!

Deus, no livro de Provérbios, no capítulo 6:6, faz uma advertência contra a preguiça. Consideremos nossos caminhos e sejamos sábios, aborreçamos o sono repentino. Sim! Aquele que vem para nos fazer dormir quando o Espírito Santo quer falar conosco.

A resposta para determinada adversidade pode estar ao nosso lado e a falta de sabedoria tem se tornado cada vez mais frequente no meio do povo de Deus. Consideremos nossos caminhos e adoremos somente a Deus.